- Definição: O Supply Chain Management ou Gerenciamento a Cadeia de Suprimentos é uma ferramenta que, usando a tecnologia da informação possibilita à empresa gerenciar a cadeia de suprimentos com maior eficiência e eficácia. Nesses tempos modernos em que a exigência de consumo atingiu limite extremo, o Supply Chain Management permite às empresas alcançarem melhores padrões de competitividade.
- Funções: O sistema inclui processos de logística que abrangem desde a entrada de pedidos de clientes até a entrega do produto no seu destino final, envolvendo aí o relacionamento entre documentos, matérias-primas, equipamentos, informações, insumos, pessoas, meios de transporte, organizações, tempo etc. Fiscalizar alguns indicadores de performance fundamentais para o controle do resultado, como por exemplo a qualidade e a inovação dos produtos e serviços, velocidade da execução dos processos, tempo de chegada ao mercado e aos consumidores, nível de serviço adequado às necessidades de cada cliente e custos compatíveis com a percepção de valor da demanda.Possibilitar à empresa usuária cumprir rigorosas condições de entrega e qualidade para os relacionamentos de longo prazo com clientes que se baseiam na produtividade.Integrar os fluxos de informações para as programações de envio e recebimento com os outros processos.
- Tarefas Realizadas: Seqüenciamento de peças e componentes, para garantir o abastecimento na ordem requerida pela linha de montagem; balanceamento do mix diário de produção, para assegurar um tempo de ciclo médio entre modelos com diferentes graus de complexidade, na mesma velocidade da linha de montagem; gerenciamento da demanda e chamadas automáticas para fornecedores JIT, levando em conta fatores como previsão do mix de produção, séries especiais limitadas, veículos pré-série com listas de componentes diferenciadas e avisos de bloqueio decorrentes de peças faltantes ou sucata de carrocerias
- Tecnologia de Suporte: A TI ( Tecnologia da Informação) é forte aliada do gerenciamento das cadeias de suprimento, já que dão suporte às organizações para que haja integração entres essas. A TI nos últimos anos se fortaleceu muito, contudo para que haja rapidez e segurança nas relações se faz necessários a utilização de varias ferramentas de softwares e um bom hardware. Assim surgem diversos sistemas de apoio como os ERPs.A tecnologia da informação proporciona as ferramentas para reunir estas informações e analisá-las objetivando tomar as melhores decisões sobre a cadeia de suprimentos". Um dos principais pilares de uma Cadeia de suprimentos bem executada é ter uma informação real e precisa no tempo que ela seja necessitada, dando conectividade instantânea nas relações de fornecedores, cliente.Um exemplo claro e inconfundível da necessidade da clareza e rapidez das informações juntamente com uma execução rápida e de qualidade é a globalização. A globalização mudou os processos de relacionamento de empresas e clientes, com ela as relações não ficam mais restritas a pequenos espaços geográficos. Organizações de todo o mundo se relacionam, aproveitando a especialidade de cada uma. Um exemplo claro da importância do gerenciamento da cadeia de suprimentos é o caso da Li & Fung, que utiliza uma cadeia dispersa com mais de 7000 fornecedores e tudo andando em seu perfeito funcionamento. A empresa citada é uma "fabrica sem fumaça", ela é capaz de gerenciar os suprimentos que vem de diversas partes e países em uma ação organizada e bem integralizada através de uma logística bem informatizada e executada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário