- Definição:
Estes sistemas foram criados com o intuito de servir de adjuntos às pessoas que realizam decisões importantes, de maneira a expandir as suas capacidades, mas sem substituir as suas decisões.
Sistemas de Apoio à Decisão são usados em decisões, em que um julgamento é necessário, ou em decisões que não são completamente suportadas por algoritmos, ou seja é sempre necessário um utilizador para usar estes sistemas, em que este representa o papel mais importante.
- Características e Habilidades:
Os SAD permitem aos decisores trabalhar com problemas semi-estruturados e não estruturados pois conseguem juntar o pensamento humano e a informação computadorizada.
Deve ser providenciado suporte a vários níveis, desde executivos a gerentes.
Deve ser também possível o trabalho individual ou em grupo. Certos problemas menos estruturados podem necessitar do envolvimento de várias pessoas ou departamentos.
Os SAD devem permitir várias decisões independentes ou sequenciais.
Devem abranger todas as fases do processo de decisão: identificação, desenho, selecção e implementação.
Devem suportar uma variedade de processos de tomada de decisão.
Devem poder ser adaptativos ao longo do tempo, devem ser flexíveis, para que os seus utilizadores possam acrescentar, eliminar ou mudar certos elementos chave.
Devem ser de fácil utilização, com fortes capacidades gráficas e com uma interface utilizador-máquina que possa aumentar a sua eficiência
Devem tentar melhorar a eficiência das suas decisões (ao nível da qualidade, tempo, exactidão) em vez de se preocupar com o custo dessas decisões
O decisor tem um controlo absoluto sobre todos os passos do processo de tomada de decisão quando está a resolver um problema. O objectivo do SAD é ajudar e não substituir o decisor.
Os utilizadores finais devem ser capazes de construir e modificar sistemas simples. Os sistemas mais complicados devem ser construídos com a ajuda de um especialista.
Um SAD normalmente utiliza modelos para analisar situações de tomada de decisão. A capacidade de modelização permite experiências com diferentes estratégias sob diferentes configurações.
Os SAD devem permitir o acesso a várias fontes, tipos e formatos de dados.
- Estrutura e Componentes:
Um Sistema de Apoio à Decisão contém os seguintes subsistemas :
Subsistema de gerenciamento de dados: Este subsistema inclui a base de dados, onde está a informação relevante para a situação e é gerida por um software a que se dá o nome de Data Management System (DBMS).
Subsistema de gerenciamento do modelo: É um pacote de software que permite ao modelo capacidades analíticas (através de ferramentas de análise estatística ou financial) e de gestão. A este software é por vezes dado o nome de Model Base Management Sistem (MBMS).
Subsistema de gestão do conhecimento: Este subsistema pode realizar o papel de qualquer um dos outros subsistemas ou agir de forma independente. É responsável por fazer aumentar a "inteligência" do próprio decisor.
Subsistema de Interface com o utilizador: É o subsistema que permite ao utilizador o contacto com o SAD, contacto esse que é feito através de comandos.
O utilizador também é normalmente referido como parte do sistema. Há investigadores que defendem que muitas das contribuições dadas pelos SAD são derivadas da interacção intensa que existe entre o computador e o decisor.
- Funcionamento do SAD:
Um SAD tem a função de gerar informação, utilizando ferramentas sofisticadas de análise, banco de dados internos e externos, para propiciar ao gerente soluções para as questões essenciais ao funcionamento da empresa, auxiliando assim a tomada de decisão.
Um SAD eficiente permite fácil interação com o usuário do sistema, para que este possa acessar tranquilamente seu banco de dados e modelos e absorver de forma natural as informações e sugestões armazenadas, obtendo vantagem competitiva no mercado em que atua.
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Ilustração de um Sistema SAD |
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